Sobre a marca Samsonite

Samsonite, marca líder de mercado, com mais de um século de experiência em todo o mundo.

Criada por Jesse Shwayder, natural do Estado de Denver, que, desde cedo, aprendeu as noções básicas da arte de fazer malas, na loja do seu pai.

Após um aumento da procura por malas de viagem, pelas pessoas que viajavam de costa a costa, como resultado da migração, candidatou-se a vendedor de um fabricante de malas de viagem, na Costa Leste, que exportava, sobretudo, para o mercado Ocidental. Em 1910, aos 28 anos, com o crescimento do negócio, criou e fundou a empresa “Shwayder Trunk Manufacturing Company”.

Com o crescimento do negócio, e tendo como princípio "Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti", convida os seus familiares, o pai Isaac e os 4 irmãos, a juntarem-se ao seu negócio, alterando o nome da companhia de “Shwayder Trunk Mfg. Co”, para “Shwayder Bros. Inc”, sendo um dos principais requisitos na produção das suas malas, a QUALIDADE.

Em 1916 criam uma mala com o nome “Samson”, associada a uma imagem que, mais tarde, se viria a tornar icónica e alavancara todo o negócio. Nesta mesma imagem, estão representados os 4 irmãos e o pai, em cima de uma prancha apoiada numa mala de viagem, acompanhada com a frase "Forte o suficiente para ficar em pé", reforçando a durabilidade e a resistência dos seus produtos.

 

malas e trolleys samsonite

 

Em 1939, o criador, Jesse, atribuiu "Samsonite" como nome para uma das suas malas de viagem, o que terá sido razão de enorme sucesso, de tal forma que, decidiram, nos anos 60, alterar o nome da empresa “Shwayder Bros. Inc.”, para “Samsonite Corporation”.

Com a expansão dos produtos da Samsonite no pós-guerra, foram alcançados níveis de inovação nunca antes vistos, revolucionando a produção tradicional da mala de madeira, pela introdução de novos materiais na constituição das malas de viagem, através da técnica inovadora de chapa e extrusão de magnésio.

 

 trolleys samsoniteEm 1958, a Samsonite lança uma  mala inovadora, quer pelo design, quer pelas  ecnologias utilizadas, de nome “Silhouette”, revestida com materiais inovadores que reduzem o desgaste da mala durante a sua utilização. Outra grande mudança acontece com a introdução do termoplástico, designado ABS, na constituição das malas, que confere características de grande resistência.

 

Com o crescimento das viagens aéreas de negócios e lazer na década de 1960, a Samsonite começa, em 1963, a sua expansão global na Holanda e no México e, em 1964, no Japão, alcançando o Extremo Oriente. Em 1966 chega à Bélgica, onde se encontra o centro de distribuição Europeu, até aos dias de hoje.

Nos anos 70/ 80/ 90, assiste-se à expansão de vendas da marca Samsonite a nível mundial, com grandes inovações no desenvolvimento de bagagens. Em 1974, surgem as malas sobre rodas e, em 1980, surge uma das malas que fez história na marca, pela aplicação de novas tecnologias no fabrico, a mala “Oyster”.

trolleys de viagem

Nas últimas décadas, a Samsonite tem aplicado a mais moderna das tecnologias, inovando, continuadamente, pela introdução de novos materiais e criação de novos produtos, lançando, mesmo, coleções mais sofisticadas e diferenciadas, como a linha “Cosmolite”, em forma de concha, produzida através da tecnologia Curv®,  que incorpora um material fortalecido com fios de polipropileno, exclusivo da marca.

Para comemorar os 100 anos da existência da Samsonite, foi lançada a mala com o menor peso de sempre, desde o inicio do percurso de Jesse Shwayder, a “B-Lite”, com 2,2kg.