Secrid, a história da evolução do "melhor porta-cartões do mundo"

SECRID - Como tudo começou…

“Uma empresa familiar assente em criatividade, movida por valores.”

 

Um negócio 100% familiar, foi fundada por René van Geer e Marianne van Sasse van Ysself, tendo atualmente as filhas, Michelle e Danielle, a trabalhar na empresa da família Van Geer.

Livres para definir o seu próprio rumo, tudo começa no dia 4 de maio de 1979, quando René e Marianne se encontraram e começam a namorar.

Após um pequeno interesse pelas carreiras de educadora de infância e farmacêutico, optam ambos por cursos criativos, Marianne em Moda e René em Design Industrial.

Em 1986, ganham um concurso de design e são convidados a visitar os estúdios de design de Sir Terence Conran, o fundador, da loja Habitat em Londres.

Esta viagem, faz com que encontrem o objetivo das suas vidas: o seu próprio estúdio e a sua própria marca.

 

Além do seu trabalho no NHTM, René é trabalhador independente a tempo parcial. Após a chegada do seu primeiro funcionário, o seu atelier passa a ser um estúdio de design e recebe o nome de DSI (Design & Styling for Industry) a 1 de janeiro de 1990.

Mais tarde, Marianne junta-se ao estúdio e dá-se a mistura entre moda e tecnologia, sendo uma mais-valia para os clientes de encomenda de design, como o fabricante de cadeiras para criança Maxi Cosi, KPN Telecom, Satcom, Sitecom e Quooker.

A empresa recebe várias encomendas da banca, incluindo leitores de saldo para um novo modelo de cartão bancário, conhecidos por Chipper e Chipknip. Isto leva à criação de um tipo de carteira, a Bodycard, um porta-cartões de plástico que protege os cartões contra quebras e dobras, um mecanismo patenteado.

O desenho do Bodycard é pioneiro no mundo das carteiras e dos porta-cartões. A  11 de agosto de 1995, começa a aventura como fabricantes de carteiras após o pedido da patente para o porta-cartão. Desde então, têm acompanhado os desenvolvimentos e continuam a liderar através de inovações, originando cinco patentes registadas.

Em 2001, a agência altera o nome para SPIRID, para se tornar mais claro o ponto de vista espiritual a nível do Design Industrial.

Mais tarde, o design do Bodycard fica ultrapassado, levando à criação de um novo modelo, com formas arredondadas ao estilo dos telefones Nokia. Ao porta-cartão é-lhe dado um novo nome: Secrid, uma alteração no novo nome da agência de design.

Com a crise de 2008, as encomendas ficam paradas e afeta o estúdio de design, levando à redução de espaço e à diminuição de dez trabalhadores para um, sendo Paul van Diepen, o único empregado que permanece na SPIRID.

No fim de 2008, René, Marianne e Paul, param todas as atividades e centram-se no seu próprio produto. Depois da falência ser evitada e durante dez anos de experiência com o Bodycard, após a crise económica ninguém desenvolve novos produtos, concentram-se na evolução do “melhor porta-cartões do mundo”, sendo o design inspirado na iPhone, nos contornos e na escolha de materiais. A Apple modificou o mundo do design ao trabalhar com materiais de elevada qualidade: na utilização de metal e vidro em substituição do plástico. Isto levou a um novo porta-cartões de alumínio como descendente do primeiro Secrid.

René e Marianne começam este projeto durante a crise económica. Nenhum banco está disposto a ajudá-los e os investidores só emprestam dinheiro em troca de ações. Como querem continuar independentes, ficam dependentes de empréstimos de amigos e familiares. Após 20 anos no mundo do design, René e Marianne criaram um grande grupo de amigos desposto apoiá-los através de investimentos em ferramentas de produção. É uma fase difícil a nível particular para ambos, dependendo por vezes da alimentação do banco alimentar.

No séc. XXI, optam por uma produção local, através de boas condições de trabalho e processos de produção o mais transparente possível, tendo a possibilidade de comunicar melhor com os fornecedores, garantindo o melhoramento no processo e a capacidade de garantir melhor qualidade.

Com a introdução do cartão OV-chipcard, pelo governo neerlandês, o primeiro com a tecnologia RFID, permite a ativação e a leitura dos cartões assim como a retirada de dinheiro através de um equipamento específico a uma distância de 20m sem que o proprietário se aperceba. A imprensa fala sobre esta história e os consumidores procuram opções que os protejam desses riscos. Nessa altura, o Cardprotector Secrid é o único que protege os cartões RFID e surge em todas as publicações, o que originou publicidade gratuita para a Secrid e o empurrão necessário para a sua entrada no mercado.

Com a junção da moda e da tecnologia, leva à criação da Miniwallet, aumentando a oferta de carteiras com a finalidade de darem a conhecer a sua missão: que através de pequenos atos se pode ter um grande impacto.

Em 2010, o Secrid Cardprotector ganha o prestigioso Red Dot Design Award, um orgulho para empresa.

Desde o verão de 2008, que a secrid tens as suas origens em Caballerofabriek, um meio com pequenas empresas. Mais tarde, alugaram mais sete unidades, tornando-se na maior empresa do local. Em 2016, adquiriram um conjunto de armazéns antigos e ao fim de ano e meio de renovações mudam-se para o próprio HeartQuarters no início de 2018.

Em outubro de 2019, comemoram o décimo aniversário do Cardprotector com a venda da oitava milionésima unidade.

Em janeiro do ano 2022, comemoram a certificação B Corp, com um objetivo de um futuro social e sustentável, através da harmonia entre as pessoas e o planeta.

Com o aparecimento da pandemia a nível mundial, e com o impedimento de viajar para feiras comerciais, a relação entre os retalhistas do negócio cresceu e destacam a importância de chegar mais perto dos consumidores para um futuro financeiro mais sustentável.

Através dos tempos dinâmicos que vivemos, a empresa está a trabalhar para o futuro da Secrid. Atualmente têm mais de 8000 pontos de venda a retalho a nível internacional e milhões de consumidores com os seus produtos no bolso.

O objetivo no futuro é a expansão dos artigos através da estrutura: “melhores, mais duráveis e mais valiosos” em relação aos produtos criados anteriormente.

A Secrid é um laboratório de teste com o objetivo de partilhar a filosofia com o mundo.