A homenagem a Viola Desmond pela igualdade racial, da coleção Voice
O rosto era familiar…
Parei no meio da rua para ver as minhas mãos, sem saber que a nota era muito mais do que simplesmente uma nota: um símbolo da revolução, um convite para lutar pelo que acredito, um sonho concretizado e verdadeiro.
Li as estrelas da cidade de Halifax e contaram-me a sua história: a mulher que nunca sonhou com nada para lá da liberdade e igualdade. Um filme no cinema alterou tudo.
A sua força de vontade e valentia, conquistou um lugar no mundo.
Descobri que este pedaço de papel não tem preço, faz parte de uma história de conquista, uma mensagem de força que não distingue raças ou cores.
Se o que te rodeia não é justo, muda…
Se caíres sete vezes, levante-te oito, porque a tua voz pode modificar o mundo.
Porque a mulher da nota de 10 dólares também sou eu, és tu, é Viola Desmond, um exemplo a seguir!
Porque o mundo é para os corajosos.
Luta pelo que acreditas!
A coleção Anekke Voice homenageia a ativista afro-canadense Viola Desmond, uma mulher de luta pela igualdade racial no Canadá.
A primeira mulher a aparecer numa nota de 10 dólares no seu país.
A voz de Viola Desmond e a sua crença, leva-nos a lutar pelas causas em que acreditamos, uma grande inspiração para a coleção Voice.
Porque a nossa voz é importante e o mundo pertence aos corajosos!
Foi presa em 1946 por se sentar no cinema onde os negros não podiam sentar-se, desencadeando uma luta que acabou com a segregação racial na província. 53 anos após a sua morte, o rosto de Viola Desmond apareceu nas notas de 10 dólares do seu país.